Histórico

Na sua criação, o Instituto de Ciências Biológicas era localizado no Edifício Chotaro Shimoya, conhecido como Prédio da Biologia, juntamente aos Departamentos de Microbiologia, Biofísica e Biologia. Com a federalização, houve a ligação do ICB com outros Departamentos na área de Biologia e Saúde (Biologia Animal, Biologia Geral, Biologia Vegetal, Educação Física, Nutrição e Saúde, e Veterinária).

Por meio da Portaria 940/78 de 03 de Outubro de 1978 implantou-se nova estrutura organizacional da UFV, após aprovação, nos termos do art. 48, do estatuto no mesmo ano. Criou-se os quatro Centros de Ciências, dentre eles o de Ciências Biológicas e da Saúde constituído dos departamentos de Biologia Animal, Biologia Geral, Biologia Vegetal, Educação Física, Nutrição e Saúde e Veterinária.

Atualmente o CCB está localizado no Edifício Arthur Bernardes, o Bernardão, e conta com 10 departamentos espalhados pelo Campus Viçosa: Biologia Animal, Bioquímica e Biologia Molecular, Biologia Geral, Biologia Vegetal, Entomologia, Medicina e Enfermagem, Educação Física, Microbiologia, Nutrição e Saúde e Veterinária. Quanto ao Ensino, o CCB oferece 10 cursos de graduação entre bacharelado e licenciatura, 15 cursos de pós-graduação Stricto Sensu, e 7 cursos de pós-graduação Lato Sensu.

O CCB tem como atual diretor o professor do Departamento de Biologia Geral, João Marcos de Araujo, em seu segundo mandato, entre 2021 e 2025.